sexta-feira, agosto 17, 2012

A última ilusão de Mário de Sá-Carneiro foi partir os espelhos. Então, ele mesmo foi trancar todas as portas e fechou-se a bronze eterno em seus salões ruídos.



O resgate

A última ilusão foi partir os espelhos -
E nas salas ducais, os frisos de esculturas
Desfizeram-se em pó...Todas as bordaduras
Caíram de repente aos reposteiros velhos.

Atônito, parei na grande escadaria
Olhando as destroçadas, imperiais riquezas...
Dos lustres de cristal - as velas d'ouro, acesas,
Quebravam-se também sobre a tapeçaria...

Rasgavam-se cetins, abatiam-se escudos,
Estalavam de cor os grifos dos ornatos.
Pelas molduras d'honra, os lendários retratos
Sumiam-se de medo, a roçagar veludos...

Doido! Trazer ali os meus desdéns crispados!
Tectos e frescos, pouco a pouco, enegreciam;
Panos de Arrás do que não-Fui emurcheciam -
Velavam-se os brasões, subitamente errados...

Então, eu mesmo fui trancar todas as portas;
Fechei-me a Bronze eterno em meus salões ruídos...
- Se arranho o meu despeito entre vidros partidos,
Estilizei em Mim as douraduras mortas!

Mário de Sá Carneiro
(1890-1916)

Mais sobre Mário de Sá Carneiro em

Nenhum comentário: