sexta-feira, janeiro 30, 2009

És, talvez sem querer, o laço enigmático que me prende à idéia essencial de Deus. Que linda a declaração de amor do grande poeta Murilo Mendes.


Poema passional


Fora do tempo eu assistia
Ao nascimento das tuas sensações,
Ao nascimento dos teus filhos no teu ventre
E ao diálogo entre o Criador e o Destruidor.

Foi permitido o sítio e o saque da tua alma,
Foi permitido o corte da tua cabeleira pesada,
Fizeram uma cicatriz nos braços que abracei.
Tentaram-te muitas vezes além do extremo limite.
E eu te amei ainda mais porque saquearam tua alma,
Porque te atribuíram o impudor das perdidas,
Porque golpearam teus braços, teus cabelos,
Porque te vi sem ânimo e sem cor na mesa de operação,
Porque és alternativamente soberba e resignada.
E eu te amei ainda mais pela centelha contínua
Que transparece nos teus atos, nos teus movimentos,
No teu corpo, nos teus gestos, na tua vida.
E eu te amei sem condições, por isso reinas
sobre minha alma incontida de poeta.
És, talvez sem querer, o laço enigmático
Que me prende à idéia essencial de Deus.

Murilo Mendes
(1901-1975)

Mais sobre Murilo Mendes em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Murilo_Mendes

Nenhum comentário: